Página inicial
Materiais didáticos
Mais links
Lição de Botânica
Absinto
Fotossísete
Biodiversidade
Extinção de plantas
Fitoterapia
Cegueira Botânica
Pesquisa escolar
BotEd - Pesquisa
Biologia Geral
Cadastro
Página Restrita



'Animais estão 
ameaçados de extinção!
Sobre plantas? Não sei, não!'
Estado de Plantas e 
Fungos no Mundo
                                         

 Autora: Suzana Ursi
 Ano: 2020


       O título deste artigo é provocativo. Remete ao questionamento sobre o que uma população, muitas vezes acometida pela chamada cegueira botânica, sabe sobre extinção de plantas. A resposta mais provável é que sabe pouco, visto que, muitas vezes, tais seres são encarados apenas como paisagem para a vida animal ou, em casos mais drásticos, nem são reconhecidos como seres vivos. O que dizer então dos fungos, organismos ainda mais negligenciados, apesar de suas enormes importâncias ecológica e econômica. Já no caso dos animais, especialmente cordados, a situação é diferente. Temos mais contato com reportagens nos veículos de comunicação e postagens em redes sociais abordando o tema da extinção de espécies. Assim, percebemos que a mídia e a população em geral discutem com maior frequência e empatia questões relacionadas à extinção de animais se comparada a de vegetais. 

🌴🍄 Nesse cenário, um importante material, que merece nossa atenção, é o relatório “Estado das Plantas e Fungos do mundo`,  divulgado em meados de 2020 pelo Royal Botanical Gardens Kew (Londres). É resultado da colaboração de mais de 200 pesquisadores de 97 instituições localizadas em 42 países, incluindo o Brasil.

                              Você pode acessar o relatório integralmente clicando AQUI!
                         Veja também reportagens em PORTUGUÊS e INGLÊS sobre o tema. 




Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

🌿 Alguns dos dados são estarrecedores, como a estimativa de que 😱😭 
2 em cada 5 plantas do planeta estão ameaçadas de extinção! 

🌿 Ainda, 723 espécies de plantas com uso medicinal estão nesta situação. 

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.


🌿Temos uma biodiversidade de plantas e fungos gigantesca ainda não conhecida:
 apenas em 2019, quase 4 mil novas espécies foram descritas

🌿Tal diversidade precisa ser conservada, ter seu enorme valor intrínseco valorizado e gozar do respeito ao qual todo ser vivo tem direito. Também, é necessário compreender a diversidade vegetal e micológica como recurso importante para tantas outras espécies do planeta, incluindo a nossa. Plantas e fungos são capazes de prover serviços ecossistêmicos importantíssimos para a manutenção da vida na Terra. 

🌿Alguns dados demostram a dimensão do quanto precisamos dessa diversidade. Mais de 7.000 plantas comestíveis são conhecidas, mas apenas cerca de 400 são cultivadas. Ainda mais surpreendente é pensar que apenas 6 tipos de culturas sustentam a produção industrial de biocombustível na atualidade. 

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

🌿Já temos uma quantidade razoável de bancos de semestre! Uma baixa porcentagem de espécies estão patenteadas. No caso dos Fungos, menos de 0,5%. Já sobre as plantas, a porcentagem é de cerca de 6%.

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

🌿Mas temos esperança: 💚 uma quantidade enorme de registros (1,4 bilhões) sobre a diversidade podem ser hoje compartilhamos, subsidiando o trabalho de pesquisadores que voltam suas atividades ao conhecimento sobre a diversidade de plantas e fungos. 

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.








🌎 Este material, que é um brevíssimo recorte do relatório, apresentando alguns dos números que mais chamam nossa atenção. Ao ler a notícia sobre uma estimativa de que 40% da diversidade vegetal está ameaçada de extinção, podemos até pensar que se trata de `fakenews`, tão comuns nos dias de hoje! No entanto, infelizmente, a notícia é verdadeira e muito bem respaldada em pesquisas. O relatório é ancorado em artigos apresentados em uma edição especial do periódico “Plants, People, Planet” (volume 2, número 5), que pode ser explorado clicando AQUI


🌎 O último estudo, realizado em 2016, apontava que metade desta porcentagem, ou seja, 20% das espécies de plantas) já estava ameaçada de extinção. No período de 4 anos, os números dobraram!


🌎 Selecionamos algumas figuras e incluímos pequenos boxes com traduções para permitir um acesso mais amplo ao relatório (ou a parte dele). Pensamos especialmente nos professores, que são agente multiplicadores especiais, grandes aliados na promoção da alfabetização científica, da educação ambiental e da mitigação da cegueira botânica. 


🌎 Precisamos conhecer e divulgar o quão ameaçados estão as plantas e os fungos de nosso planeta! Essa é uma etapa importante para conscientização e ação frente à situação delicada na qual nós encontramos! 



Para saber mais 

 - Em português, sobre o relatório 

http://noticias.uc.pt/wp-content/uploads/2020/09/SOTWPF-press-FINAL-PORTUGUESE-PT-00000002.pdf

 - Em inglês, relatório completo 

http://www.botanicaonline.com.br/geral/arquivos/Worlds Plants and Fungi 2020.pdf

 - Em inglês, artigos científicos que embasam o relatório, publicados na revista Plants, People, Planet 

https://nph.onlinelibrary.wiley.com/journal/25722611




Como citar este artigo:
Ursi, Suzana (2020) `Animais estão ameaçados de extinção! Sobre as plantas? Não sei, não!` -  Estado de Plantas e Fungos no Mundo. Site Botânica Online. Acesso: dia/mês/ano. Disponível em: <http://botanicaonline.com.br/site/14/pg10.asp>.

Todos os direitos reservados 2008

Site pronto: NetFacilita