Página inicial
Materiais didáticos
Livro Apren. Ativo
Mais links
Lição de Botânica
Absinto
Fotossísete
Biodiversidade
Extinção de plantas
Fitoterapia
Cegueira Botânica
Pesquisa escolar
DISCIPLINA 2021
BotEd - Pesquisa
Biologia Geral
Cadastro
Página Restrita




 Biodiversidade: 
inspirações para o processo de ensino-aprendizagem

Autora: Suzana Ursi 
Ano: 2020

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.
A Biodiversidade, incluindo a vegetal, é uma das temática mais centrais da Biologia e, portanto, também deve ser em seu processo de ensino-aprendizagem. Ao pensarmos em tal diversidade, é importante ter em mente suas múltiplas abordagens, como ressaltado em videoaula que pode ser vista AQUI
 
Uma das inspirações para abordar a biodiversidade é o programa Biota-Fapesp, cujo site possui um link voltado à educação:

Dentre as metas de pesquisa e desenvolvimento do Biota-Fapesp, pode-se destacar uma diretamente relacionada à área de pesquisa em educação:

 Criação, montagem e apresentação de exposições didáticas sobre biodiversidade. Produção de materiais de divulgação e apoio ao ensino, tais como guias de campo e guias de identificação.
 
O BotEd tem contribuído com as pesquisas na linha de educação do Programa Biota. Para tanto, o grupo desenvolve materiais didáticos relacionados aos achados científicos já realizados, bem como investigando a influência de tais materiais no processo ensino-aprendizagem de alunos de escolas de ensino básico.
 Como fruto dessas abordagens, foram organizados dois livros que apresentam roteiros de atividades inspirados por dados do Programa. Os roteiros foram desenvolvidos por alunos de graduação do IB-USP na disciplina então denominada `Instrumentação para o Ensino de ciências`.
 
E-BOOKS COM ROTEIROS DE
 ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS


Um material muito interessante, que recomendamos para os interessados nos estudos sobre a Biodiversidade e seu ensino-aprendizagem, refere-se às reportagens do Biota Highlights. Esse boletim de divulgação científica trata sobre os estudos realizados no âmbito do Program Biota, com linguagem acessível e instigante. Pode ser acessado diretamente na página do programa ou via inscrição para receber as notícias por e-mail.  
Selecionamos ainda (links abaixo) 10 artigos científicos referentes às diferentes temas e vinculados ao BIOTA. Dessa forma, é possível perceber o grande leque de possibilidades na abordagem da biodiversidade. Sugerimos que os professores do Ensino Básico realizem adaptações e utilizem os textos ou mesmo suas figuras como ponto de partida para diferentes atividades. 
 
http://www.botanicaonline.com.br/geral/arquivos/a1.pdf
http://www.botanicaonline.com.br/geral/arquivos/a2.pdf

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

Sequências didáticas investigativas enfocando ambientes costeiros

O Ensino por Investigação tem sido apontado como uma abordagem desejável e promissora para a formação dos estudantes, visto que os aproxima não apenas dos conceitos científicos, mas do processo de construção desse conhecimento, bem como de suas implicações  no cotidiano. Dessa forma, é promotor da Alfabetização Científica. 

Disponibilizamos a seguir dois e-books com sequências didáticas (uma sobre Mata Atlântica e Restinga e outra sobre Costão Rochoso) que são fruto da parceria entre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID-CAPES (IBUSP), o Projeto de Educação Ambiental Trilha Subaquática (Departamento de Botânica do IBUSP) e o Programa BIOTA-FAPESP.

Apresentamos aos licenciandos o desafio de abordar a biodiversidade marinha e costeira junto aos estudantes de escolas públicas participantes do PIBID. Tal desafio estava vinculado ao fato do BIOTA-FAPESP vir incentivando iniciativas que auxiliem na divulgação de pesquisas para um número maior de cidadãos, especialmente para o público escolar.

Realizamos, como um dos subsídios para esse desafio, uma visita à Unidade de Conservação da Ilha Anchieta (Ubatuba, SP), onde os licenciandos participaram de atividades monitoradas do Projeto Trilha Subaquática (Aquário Natural e Trilha do Saco Grande, explorando a Restinga), que utiliza como base de conhecimentos os dados provenientes do projeto de pesquisa “Levantamento Fisionômico de Comunidades Bentônicas de Substrato Consolidado” (BIOTA-FAPESP). Os licenciandos também captaram imagens e vídeos, que foram utilizados na elaboração das sequências e recursos didáticos de apoio.



E-BOOKS COM SEQUÊNCIAS 



Recursos complementares 

Como citar este artigo:
Ursi, Suzana (2020) Biodiversidade: inspirações para o processo de ensino-aprendizagem. Site Botânica Online. Acesso: dia/mês/ano. Disponível em: <http://botanicaonline.com.br/site/14/pg9.asp>.

Todos os direitos reservados 2008

Site pronto: NetFacilita