Página inicial Materiais didáticos Livro Apren. Ativo Mais links Lição de Botânica Absinto Fotossísete Livro Metodologias Biodiversidade Extinção de plantas Fitoterapia Cegueira Botânica Pesquisa escolar DISCIPLINA 2021 BotEd - Pesquisa Biologia Geral Cadastro Página Restrita
|
Biodiversidade: inspirações para o processo de ensino-aprendizagem
Autora: Suzana Ursi Ano: 2020
|
|
|
A Biodiversidade, incluindo a vegetal, é uma das temática mais centrais da Biologia e, portanto, também deve ser em seu processo de ensino-aprendizagem. Ao pensarmos em tal diversidade, é importante ter em mente suas múltiplas abordagens, como ressaltado em videoaula que pode ser vista AQUI. Uma das inspirações para abordar a biodiversidade é o programa Biota-Fapesp, cujo site possui um link voltado à educação:
Veja também informações sobre diferentes fases do programa nos artigos a seguir:
|
Dentre as metas de pesquisa e desenvolvimento do Biota-Fapesp, pode-se destacar uma diretamente relacionada à área de pesquisa em educação:
Criação, montagem e apresentação de exposições didáticas sobre biodiversidade. Produção de materiais de divulgação e apoio ao ensino, tais como guias de campo e guias de identificação.
O BotEd tem contribuído com as pesquisas na linha de educação do Programa Biota. Para tanto, o grupo desenvolve materiais didáticos relacionados aos achados científicos já realizados, bem como investigando a influência de tais materiais no processo ensino-aprendizagem de alunos de escolas de ensino básico.
Como fruto dessas abordagens, foram organizados dois livros que apresentam roteiros de atividades inspirados por dados do Programa. Os roteiros foram desenvolvidos por alunos de graduação do IB-USP na disciplina então denominada `Instrumentação para o Ensino de ciências`.
E-BOOKS COM ROTEIROS DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
|
Um material muito interessante, que recomendamos para os interessados nos estudos sobre a Biodiversidade e seu ensino-aprendizagem, refere-se às reportagens do Biota Highlights. Esse boletim de divulgação científica trata sobre os estudos realizados no âmbito do Program Biota, com linguagem acessível e instigante. Pode ser acessado diretamente na página do programa ou via inscrição para receber as notícias por e-mail. Selecionamos ainda (links abaixo) 10 artigos científicos referentes às diferentes temas e vinculados ao BIOTA. Dessa forma, é possível perceber o grande leque de possibilidades na abordagem da biodiversidade. Sugerimos que os professores do Ensino Básico realizem adaptações e utilizem os textos ou mesmo suas figuras como ponto de partida para diferentes atividades.
http://www.botanicaonline.com.br/geral/arquivos/a1.pdf http://www.botanicaonline.com.br/geral/arquivos/a2.pdf
|
|
Sequências didáticas investigativas enfocando ambientes costeirosO Ensino por Investigação tem sido apontado como uma abordagem desejável e promissora para a formação dos estudantes, visto que os aproxima não apenas dos conceitos científicos, mas do processo de construção desse conhecimento, bem como de suas implicações no cotidiano. Dessa forma, é promotor da Alfabetização Científica. |
Disponibilizamos a seguir dois e-books com sequências didáticas (uma
sobre Mata Atlântica e Restinga e outra sobre Costão Rochoso) que são fruto da
parceria entre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
PIBID-CAPES (IBUSP), o Projeto
de Educação Ambiental Trilha Subaquática (Departamento de Botânica do IBUSP) e
o Programa BIOTA-FAPESP. Apresentamos aos licenciandos o desafio de
abordar a biodiversidade marinha e costeira junto aos estudantes de escolas
públicas participantes do PIBID. Tal desafio estava vinculado ao fato do
BIOTA-FAPESP vir incentivando iniciativas que auxiliem na divulgação de
pesquisas para um número maior de cidadãos, especialmente para o público
escolar.
Realizamos, como um dos subsídios para esse
desafio, uma visita à Unidade de Conservação da Ilha Anchieta (Ubatuba, SP),
onde os licenciandos participaram de atividades monitoradas do Projeto Trilha
Subaquática (Aquário Natural e Trilha do Saco Grande, explorando a Restinga),
que utiliza como base de conhecimentos os dados provenientes do projeto de
pesquisa “Levantamento Fisionômico de Comunidades Bentônicas de Substrato
Consolidado” (BIOTA-FAPESP). Os licenciandos também captaram imagens e vídeos,
que foram utilizados na elaboração das sequências e recursos didáticos de apoio. |
E-BOOKS COM SEQUÊNCIAS
Recursos complementares |
|