Muitos podem acreditar que nenhuma. No entanto, uma de suas peças teatrais - Lição de Botânica - pode ser utilizada para aborda o ensino-aprendizagem de Botânica de modo criativo, unindo arte, práticas didáticas interdisciplinares a algumas atividades tradicionais em Botânica, como a confecção de herbários.
A autora Simone R. Salomão, desenvolveu doutorado sobre o tema. Segundo ela, seu trabalho procurou 'investigar e compreender as aproximações entre ciência e literatura e entre linguagem científica e linguagem literária, suas relações com o ensino e a aprendizagem em ciências e o possível papel potencializador do texto literário na aprendizagem de conteúdos científicos no Ensino Fundamental. Para tanto, utiliza como fio condutor da pesquisa a peça Lição de Botânica, de Machado de Assis, a partir da qual são geradas questões para a discussão teórica e caminhos para a pesquisa empírica. Tal pesquisa, implementada com turmas de sexta série de uma escola pública de Macaé – RJ, constitui-se da apresentação de uma montagem da peça aos alunos, discussão junto a eles sobre a peça, atividades escritas e montagem de um herbário. As atividades escritas, realizadas antes e após a apresentação da peça, incluíram questionários de perguntas abertas e exercícios que solicitaram dos alunos reflexão e análise sobre a peça e, em particular, sobre aspectos relacionados com a botânica e sua linguagem e, ainda, sobre a própria atividade científica.`