Página inicial
Materiais didáticos
Mais links
Lição de Botânica
Absinto
Fotossísete
Biodiversidade
Fitoterapia
Cegueira Botânica
Pesquisa escolar
BotEd - Pesquisa
Biologia Geral
Cadastro
Página Restrita


Em Setembro de 2018, lembramos
110 anos da morte
de Machado de Assis
 
Qual a relação entre a obra do grande escrito e a Botânica?
 
Autora: Suzana Ursi

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

Muitos podem acreditar que nenhuma. No entanto, uma de suas peças teatrais - Lição de Botânica - pode ser utilizada para aborda o ensino-aprendizagem de Botânica de modo criativo, unindo arte, práticas didáticas interdisciplinares a algumas atividades tradicionais em Botânica, como a confecção de herbários.
 
A autora Simone R. Salomão, desenvolveu doutorado sobre o tema. Segundo ela, seu trabalho procurou 'investigar e compreender as aproximações entre ciência e literatura e entre linguagem científica e linguagem literária, suas relações com o ensino e a aprendizagem em ciências e o possível papel potencializador do texto literário na aprendizagem de conteúdos científicos no Ensino Fundamental. Para tanto, utiliza como fio condutor da pesquisa a peça Lição de Botânica, de Machado de Assis, a partir da qual são geradas questões para a discussão teórica e caminhos para a pesquisa empírica. Tal pesquisa, implementada com turmas de sexta série de uma escola pública de Macaé – RJ, constitui-se da apresentação de uma montagem da peça aos alunos, discussão junto a eles sobre a peça, atividades escritas e montagem de um herbário. As atividades escritas, realizadas antes e após a apresentação da peça, incluíram questionários de perguntas abertas e exercícios que solicitaram dos alunos reflexão e análise sobre a peça e, em particular, sobre aspectos relacionados com a botânica e sua linguagem e, ainda, sobre a própria atividade científica.`  


Entre 2010-2012, atuei como autora e professora da Disciplina `Botânica` do curso semi-presencial de formação continuada para professores de Biologia da RedeFor (Rede São Paulo de Formação Docente). Nesta ocasião, inspirada pelo trabalho de Salomão,  conseguimos realizar a narração da peça  Lição de botânica, que se tornou um interessante recurso para discutir contextualização por meio da arte e suas possíveis aplicações no Ensino de Botânica. A seguir, apresentamos tal narração, bem como o texto da peça e um artigo relatando a experiência de Salomão no Ensino Básico.  Surpreenda-se analisando os materiais disponíveis nos links abaixo. Essa pode ser a inspiração inicial para o desenvolvimento de seu próprio trabalho inovador!

Artigo referente à tese
http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/Salomao_2008_1.pdf

Texto da peça
 
Narração da peça
ATENÇÃO
 Por motivos de segurança do site, não é possível abrir diretamente os arquivos.
Portanto, cole os links abaixo na barra de seu navegador
 ou clique nos links e, a seguir, em `Abrir em nova janela`. 


Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.
http://www.machadodeassis.unesp.br/

Saiba mais sobre Machado de Assis
 
Edição especial - Jornal da UNICAMP
Campinas, 25 a 31 de agosto de 2008 – ANO XXII – Nº 406
 

Todos os direitos reservados 2008

Site pronto: NetFacilita