Página inicial
Materiais didáticos
Mais links
Lição de Botânica
Absinto
Fotossísete
Biodiversidade
Fitoterapia
Cegueira Botânica
Pesquisa escolar
BotEd - Pesquisa
Biologia Geral
Cadastro
Página Restrita



Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

Cegueira Botânica
Você sabe o que é? 
Autora: Suzana Ursi

Os autores Wandersee e Schussler (2001) cunharam o termo “cegueira botânica para se referir precisamente à falta de habilidade das pessoas para perceber as plantas no seu próprio ambiente, o que conduz a: incapacidade de reconhecer a importância das plantas para a biosfera e para os humanos; incapacidade de apreciar a beleza e as características peculiares das plantas; e visão equivocada das plantas como inferiores aos animais, podendo, por isso, serem desprezadas. Segundo esses autores, as pessoas com  tal cegueira podem apresentar as seguintes características: dificuldade de perceber as plantas no seu cotidiano; enxergar as plantas como apenas cenários para a vida dos animais; incompreensão das necessidades vitais das plantas; ignorar a importância das plantas nas atividades diárias; dificuldade para perceber as diferenças de tempo entre as atividades dos animais e das plantas; não vivenciar experiências com as plantas da sua região; não saber explicar o básico sobre as plantas da sua região; não perceber a importância central das plantas para os ciclos biogeoquímicos; não perceber características únicas das plantas, tais como adaptações, coevolução, cores, dispersão, diversidade, perfumes etc. Examinando-se as razões que levam as pessoas a serem menos interessadas em plantas do que em animais e a pouco repararem nas plantas presentes no ambiente, as mais centrais seriam: professores de Biologia com afinidade extrema pela Zoologia (zoochauvinismo); uso frequente de exemplos com animais para explicar conceitos e princípios básicos da Biologia (exemplos zoocêntricos); aulas de Botânica muito técnicas e pouco motivadoras; e pouca importância dada a experiências de laboratório e de campo no trato da Biologia Vegetal. Para além dessas razões, destacam ainda a maneira como os humanos percebem as plantas, a qual está sujeita a restrições dos seus sistemas de processamento de informações visuais e de cognição. Em última instância, a cegueira botânica pode refletir negativamente inclusive em políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade. 


Convite à reflexão 

A partir do que foi apresentado, convidamos o leitor a realizar uma análise da figura que se segue. Ela fez parte da campanha do Dia do Biólogo deste ano, promovida pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio). 

Nosso questionamento 
Se e como tal imagem se relaciona à 
cegueira botânica e ao zoochauvinismo? 




Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

O site do CFBio destaca que a campanha `traz uma abordagem que valoriza o “olhar” transformador do Biólogo, profissional que tem revolucionado a ciência e que atua pela melhoria das condições de vida da população. Através de um jogo de imagens e da pergunta provocativa “O que você vê? O que o Biólogo vê” buscamos lançar luz sobre grandes contribuições que o profissional tem oferecido em suas mais diversas áreas de atuação.`

Compreendemos e valorizamos a intenção da campanha. No entanto, como botânicos e professores de tal temática, apesar do apresso à instituição, não podemos concordar que o biológo ignore a linda inflorescência tipo capítulo presente na foto! 

Nós, biólogos, vemos a estrutura complexa e majestosa do girassol! 
Também valorizamos toda a simbologia a ele atribuída na cultura popular! 
Ainda, refletimos sobre seu processo de produção e utilização. 
Como professores, seguimos trabalhando para que a percepção 
ambiental da humanidade, incluindo aquela relacionada 
aos organismos vegetais, seja cada vez mais ampla!


Para saber mais sobre o girassol

Textos
Informações sobre inflorescência do tipo capitulo:
Vídeos 
Cultura do Girassol no Brasil
Por que o girassol gosta tanto do Sol?

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

Para saber mais sobre cegueira botânica 

Artigo introdutório ao tema - em português
Texto 1 - Introdução à temática
Artigos para aprofundar os conhecimentos (em inglês)
Texto 2  -  Apresentação do termo
Texto 3  - Retomando a discussão
Texto 4 - Uma possível estratégia para superá-la
http://www.botanicaonline.com.br/geral/arquivos/PSB2014.pdf
Texto  5 - Abordagem experimental

Todos os direitos reservados 2008

Site pronto: NetFacilita