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O grupo teve início em 2008. Realiza reuniões semanais para estudo e troca de experiências no Instituto de Biociências da USP todas as sextas-feiras, no período da tarde. Atualmente, desenvolvemos duas linhas principais de pesquisa.

 1. Percepção e Educação Ambiental em e sobre ecossistemas marinhos e costeiros 

Desenvolvemos e avaliamos a aplicação de estratégias didáticas de ensino-aprendizagem, bem como investigamos a formação de professores relacionada a tais temáticas. Um dos principais focos de nossas investigações são o Projeto de extensão Trilha Subaquática (IBUSP) e suas influências nas percepções e concepções de estudantes e professores. Dentre os referenciais teórico-metodológicos que norteiam os trabalhos atualmente, destacamos o Modelo de Valores Ecológicos de Borgner e Wiseman.

 2. Formação de professores

Nossas pesquisas são ancoradas pelas ideias de Schuman e colaboradores (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - PCK). A formação em Educação a Distância (EAD), tem sido um foco importante de nossos trabalhos, que abordam avaliação de cursos, desenvolvimento e avaliação de ferramentas didáticas, atividade de tutoria, motivação e aprendizagem de cursistas. As manifestações do PCK em participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) também tem sido outro foco de nossas pesquisas.  

Paralelamente, nosso grupo dedica-se a elaboração e avaliação de recursos, estratégias e sequências didáticas sobre Biologia Vegetal e temas afins, sempre buscando realizar tais avaliações no sentido de contribuir com a construção de conhecimento na área de Ensino de Biologia.


EQUIPE ATUAL

Coordenadora 
 Profa Dra Suzana Ursi

Estudantes

Outros
Mestras Marina Macedo
Licenciada Fuvia Mesquita Lustosa, Cynthia Armeline  



Nossa missão

Desenvolver e divulgar pesquisas de qualidade sobre formação docente (especialmente relacionadas ao PCK) e Percepção Ambiental, bem como estratégias didáticas para ensino-aprendizagem de Biologia, enfatizando a integração do conhecimento botânico com as demais áreas e auxiliando na formação de recursos humanos qualificados.

 Nossa visão

Ser um laboratório de referência na área de Pesquisa em Ensino de Biologia no âmbito nacional e internacional, trabalhando em parceria com professores e estudantes de diferentes níveis educacionais. Desta forma, pretendemos trazer à sociedade outro olhar sobre o conhecimento botânico, contribuindo para a formação cidadã, superação da cegueira botânica e conservação do meio ambiente.

Nossos valores: TRECCO

Transparência - Respeito - Entusiasmo - Cooperação - Comprometimento - Organização


PROJETOS DE PESQUISA 


Percepção ambiental e biodiversidade: desenvolvimento e avaliação de atividades didáticas em ambientes marinhos e costeiros  

Programa BIOTA/FAPESP, auxílio regular à pesquisa, processo no 2013/50709-6 (2013-2016)

Pesquisadora responsável: Suzana Ursi


Biodiversidade Marinha no Ensino Básico: desenvolvimento e avaliação de propostas didáticas. 

Programa BIOTA/FAPESP, auxílio regular à pesquisa, processo no 2010/50172-4 (2010-2012)

Pesquisadora responsável: Suzana Ursi


PUBLICAÇÕES
PERIÓDICOS









BIZERRA, A.F. ; HADDAD, H. ; URSI, S. Inovações Didáticas na Disciplina Introdução ao Ensino de Biologia: Conversas entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista de Graduação USP, v. 1, p. 81-83, 2016.

MACEDO, M. ; URSI, S. . Botânica na escola: uma proposta para o ensino de histologia Vegetal. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 8, p. 2723-2733, 2016.

URSI, S.; TOWATA, N. ; Saito L.C. ; BARBOSA, P.P. ; MACEDO, M.; VIANA, A.O.; BERCHEZ, F.A.S. Influências do Projeto Trilha Subaquática na Percepção de estudantes sobre ambientes marinhos e costeiros. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 1, p. 3524-3536, 2016.

BARBOSA, P. P. ; MACEDO, M. ; URSI, S.  Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino contextualizado de Fotossíntese: uma proposta para o Ensino Médio. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 1, p. 2244-2255, 2016.

BERCHEZ, F.A.S. ; GHILARDI-LOPES, N.P. ; CORREIA, M.D. ; SOVIERZOSKI, H.H. ; PEDRINI, A.G. ; URSI, S. ; KREMER, L.P.; ALMEIDA, R. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; MARQUES, V. ; BROTTO, D.S. Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network). BRAZILIAN JOURNAL OF OCEANOGRAPHY, v. 64, p. 137-156, 2016.

Silva, J.R.; Saito, L.C.; Towata, N.; Prestes, M.E.B.; SANO, P.T.; URSI, S. Concepções dos Estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em ensino: um estudo de caso na Universidade de São Paulo. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 517-530, 2014.

BARBOSA, P. P.; URSI, S. O PAPEL DA MOTIVAÇÃO NOS CURSOS À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA BOTÂNICA. Revista da SBEnBio, v. 7, p. 6185-96, 2014.

DANDALO, R.; LEME, J. S.; URSI, S. BIOTECNOLOGIA VEGETAL NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR REFLEXÕES E A TOMADA DE DECISÃO CONSCIENTE. Revista da SBEnBio, v. 7, p. 4298-307, 2014.

FRANCO, C.O.; URSI, S. AS PLANTAS E SUA EXUBERANTE DIVERSDADE: TRABALHANDO COM REGISTROS FOTOGRÁFICOS NA ÁREA VERDE DO CEU EMEF VILA ATLÂNTICA. Revista da SBEnBio, v. 7, p. 1220-29, 2014.

KATON, G. F.; TOWATA, N.; BERCHEZ, A.S.B.; URSI, S. PERCEPÇÃO DE AMBIENTES MARINHOS E COSTEIROS: UMA VISÃO DE ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE. Revista da SBEnBio, v. 7, p. 2648-60, 2014.

LEME, J. S.; URSI, S. CICLOS DE VIDA DAS PLANTAS: UMA VISÃO INTEGRADORA. Revista da SBEnBio, v. 7, p. 4288-97, 2014.

MEDEIROS, P.; TOWATA, N.; URSI, S. PLÂNCTON MARINHO: O QUE PENSAM ESTUDANTES DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL? Revista da SBEnBio, v. 7, p. 5901-12, 2014.

Saito, L.C. ; URSI, S.  POKEMONS INVADEM A PROVA DE CLADÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista da SBEnBio, v. 7, p. 5104-13, 2014.

SAVIETTO, S.F.; KATON, G.F.; TOWATA, N.; BERCHEZ, F.A.S; URSI, S. AMBIENTES MARINHOS E COSTEIROS: QUAL A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO?. Revista  da SBEnBio, v. 7, p. 6746-57, 2014.

Uchiyama, S.; BERCHEZ, Flavio; URSI, S. IMPACTOS DAS MUDANÇAS GLOBAIS EM AMBIENTES MARINHOS E SUA BIODIVERSIDADE: CONCEPÇÕES DE MONITORES AMBIENTAIS EM FORMAÇÃO. Revista da SBEnBio, v. 7, p. 6802-11, 2014.







 

ANAIS/ATAS DE ENCONTROS CIENTÍFICO













LIVROS


Bizerra, A.F, Ursi, S. Introdução aos Estudos da Educação. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP. Edusp. 2014.  DISPONÌVEL APENAS NA FORMA IMPRESSA
 
  
 


TESES

Naomi Towata

Pércia Paiva Barbosa 

Luís Carlos Saito 

DISSERTAÇÕES

Carolina O. Franco
Geisly F Katon 
Percepção ambiental de professores em ecossistemas costeiros: influência de uma vivência formativa do Projeto Trilha Subaquática
Marcelo G Reis
Marina Macedo 
Naomi Towata
Percia P Barbosa
Tamara Aluani
Thierry F Lima
Talita EM Navarro 

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MÍDIA E REDES SOCIAIS

- Entrevista para a UNIVESP TV sobre Educação a Distância 

 - Entrevista Programa Por dentro da Sutentabilidade (Rádio Band - Rio) 


- Entrevista sobre materiais e estratégias didáticas para o Ensino de Biologia (Direcional Escolas) 

- Divulgação de trabalhos de pré-iniciação científica no Jornal Jovem

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- Lives em canais do Youtube

1. Canal do biólogo Henrique 

2. Sobrevivendo na Ciência 

3. BioResumo 

4. Brasil Bioma 



 

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