Página inicial Materiais didáticos Livro Apren. Ativo Mais links Lição de Botânica Absinto Fotossísete Livro Metodologias Biodiversidade Extinção de plantas Fitoterapia Cegueira Botânica Pesquisa escolar DISCIPLINA 2021 BotEd - Pesquisa Biologia Geral Cadastro Página Restrita
|
|
O grupo teve início em 2008. Realiza reuniões semanais
para estudo e troca de experiências no Instituto de Biociências da USP todas as
sextas-feiras, no período da tarde. Atualmente, desenvolvemos duas linhas
principais de pesquisa.
1. Percepção e Educação Ambiental em e sobre ecossistemas
marinhos e costeiros Desenvolvemos e avaliamos
a aplicação de estratégias didáticas de ensino-aprendizagem, bem como
investigamos a formação de professores relacionada a tais temáticas. Um dos
principais focos de nossas investigações são o Projeto de extensão Trilha
Subaquática (IBUSP) e suas influências nas percepções e concepções de
estudantes e professores. Dentre os referenciais teórico-metodológicos que
norteiam os trabalhos atualmente, destacamos o Modelo de Valores Ecológicos de
Borgner e Wiseman.
2. Formação de professores Nossas pesquisas são ancoradas pelas ideias de Schuman
e colaboradores (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - PCK). A formação em Educação
a Distância (EAD), tem sido um foco importante de nossos trabalhos, que abordam
avaliação de cursos, desenvolvimento e avaliação de ferramentas didáticas,
atividade de tutoria, motivação e aprendizagem de cursistas. As manifestações
do PCK em participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência) também tem sido outro foco de nossas pesquisas.
Paralelamente, nosso grupo dedica-se
a elaboração e avaliação de recursos, estratégias e sequências didáticas sobre Biologia Vegetal e temas afins,
sempre buscando realizar tais avaliações no sentido de contribuir com a construção
de conhecimento na área de Ensino de Biologia. |
EQUIPE ATUAL
Coordenadora
Fuvia M Lustosa, Maria Fernanda R. Baligani Iniciação científica Lucas Guidi
Colaboradores (ex-estudantes)
|
Nossa missão
Desenvolver e divulgar pesquisas de qualidade sobre formação docente (especialmente
relacionadas ao PCK) e Percepção Ambiental, bem como estratégias didáticas para
ensino-aprendizagem de Biologia, enfatizando a integração do conhecimento
botânico com as demais áreas e auxiliando na formação de recursos humanos
qualificados.
Nossa visão
Ser um laboratório de referência na área de Pesquisa em Ensino de
Biologia no âmbito nacional e internacional, trabalhando em parceria com
professores e estudantes de diferentes níveis educacionais. Desta forma, pretendemos trazer à sociedade outro olhar sobre o conhecimento
botânico, contribuindo para a formação cidadã, superação da cegueira botânica e conservação do meio ambiente.
Nossos valores: TRECCO
Transparência - Respeito - Entusiasmo - Cooperação - Comprometimento - Organização
|
PROJETOS DE PESQUISA
Estratégias didpaticas e divulgação científica sobre o conhecimento construído no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol INCT do Bioetanol, processo no 2014/50884-5 (2019- atual) Pesquisadora colaboradora: Suzana Ursi ; Pesquisador responsável: Marcos S. Buckeridge
Percepção ambiental e biodiversidade: desenvolvimento e avaliação de atividades didáticas em ambientes marinhos e costeiros Programa BIOTA/FAPESP, auxílio regular à pesquisa, processo no 2013/50709-6 (2013-2016) Pesquisadora responsável: Suzana Ursi
Biodiversidade Marinha no Ensino Básico: desenvolvimento e avaliação de propostas didáticas. Programa BIOTA/FAPESP, auxílio regular à pesquisa, processo no 2010/50172-4 (2010-2012) Pesquisadora responsável: Suzana Ursi
|
PUBLICAÇÕES PERIÓDICOS
BARBOSA, P.P., MACEDO, M., KATON, G.F., URSI, S. Preservação e conservação da vegetação brasileira: entrelaces com a Formação Docente e o Ensino de Botânica. REVISTA PESQUISA EM FOCO, v. 25, n. 1, p. 49-79, 2020. Marques, V., ursi, S., silva, E. L., KATON, G.F. Environmental Perception: Notes on Transdisciplinary Approach. Scientific Journal of
Biology & Life Sciences, v. 1, n. 3, p.1-9, 2020.
|
BIZERRA, A.F. ; HADDAD, H. ; URSI, S. Inovações Didáticas na Disciplina Introdução ao Ensino de Biologia: Conversas entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista de Graduação USP, v. 1, p. 81-83, 2016. MACEDO, M. ; URSI, S. . Botânica na escola: uma proposta para o ensino de histologia Vegetal. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 8, p. 2723-2733, 2016. URSI, S.; TOWATA, N. ; Saito L.C. ; BARBOSA, P.P. ; MACEDO, M.; VIANA, A.O.; BERCHEZ, F.A.S. Influências do Projeto Trilha Subaquática na Percepção de estudantes sobre ambientes marinhos e costeiros. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 1, p. 3524-3536, 2016. BARBOSA, P. P. ; MACEDO, M. ; URSI, S. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino contextualizado de Fotossíntese: uma proposta para o Ensino Médio. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 1, p. 2244-2255, 2016. BERCHEZ, F.A.S. ; GHILARDI-LOPES, N.P. ; CORREIA, M.D. ; SOVIERZOSKI, H.H. ; PEDRINI, A.G. ; URSI, S. ; KREMER, L.P.; ALMEIDA, R. ; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. ; MARQUES, V. ; BROTTO, D.S. Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network). BRAZILIAN JOURNAL OF OCEANOGRAPHY, v. 64, p. 137-156, 2016. Silva, J.R.; Saito, L.C.; Towata, N.; Prestes, M.E.B.; SANO, P.T.;
URSI, S. Concepções dos
Estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em ensino:
um estudo de caso na Universidade de São Paulo. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE
CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 517-530, 2014. BARBOSA, P.
P.; URSI, S. O PAPEL DA MOTIVAÇÃO NOS CURSOS À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA
DISCIPLINA BOTÂNICA. Revista da SBEnBio, v. 7, p. 6185-96, 2014. DANDALO, R.;
LEME, J. S.; URSI, S. BIOTECNOLOGIA VEGETAL NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA
ESTIMULAR REFLEXÕES E A TOMADA DE DECISÃO CONSCIENTE. Revista da SBEnBio, v. 7,
p. 4298-307, 2014. FRANCO,
C.O.; URSI, S. AS PLANTAS E SUA EXUBERANTE DIVERSDADE: TRABALHANDO COM
REGISTROS FOTOGRÁFICOS NA ÁREA VERDE DO CEU EMEF VILA ATLÂNTICA. Revista da
SBEnBio, v. 7, p. 1220-29, 2014. KATON, G.
F.; TOWATA, N.; BERCHEZ, A.S.B.; URSI, S. PERCEPÇÃO DE AMBIENTES MARINHOS E
COSTEIROS: UMA VISÃO DE ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE.
Revista da SBEnBio, v. 7, p. 2648-60, 2014. LEME, J. S.;
URSI, S. CICLOS DE VIDA DAS PLANTAS: UMA VISÃO INTEGRADORA. Revista da SBEnBio,
v. 7, p. 4288-97, 2014. MEDEIROS,
P.; TOWATA, N.; URSI, S. PLÂNCTON MARINHO: O QUE PENSAM ESTUDANTES DO SEXTO ANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL? Revista da SBEnBio, v. 7, p. 5901-12, 2014. Saito, L.C. ; URSI, S. POKEMONS INVADEM A PROVA DE
CLADÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista
da SBEnBio, v. 7, p. 5104-13, 2014. SAVIETTO,
S.F.; KATON, G.F.; TOWATA, N.; BERCHEZ, F.A.S; URSI, S. AMBIENTES MARINHOS E
COSTEIROS: QUAL A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS DO LITORAL NORTE DE SÃO
PAULO?. Revista da SBEnBio, v. 7, p.
6746-57, 2014. Uchiyama, S.;
BERCHEZ, Flavio; URSI, S. IMPACTOS DAS MUDANÇAS GLOBAIS EM AMBIENTES MARINHOS E
SUA BIODIVERSIDADE: CONCEPÇÕES DE MONITORES AMBIENTAIS EM FORMAÇÃO. Revista da
SBEnBio, v. 7, p. 6802-11, 2014.
KATON, G.F.; TOWATA, N.; BERCHEZ, F.A.S.; OLIVEIRA, V.M., URSI, S. Percepção de estudantes que vivem distantes do litoral sobre o Ambiente Marinho. Enseñanza de las Ciencias (volume extra): 1342-1347, 2013.
TOWATA, N.; KATON, G.F.; BERCHEZ, F.A.S.; URSI, S. Ambiente marinho, sua preservação e relação com o cotidiano: influência de uma exposição interativa sobre as concepções de estudantes do Ensino Fundamental. Enseñanza de las Ciencias (volume extra): 3554-3559, 2013.
|
ANAIS/ATAS DE ENCONTROS CIENTÍFICO
|
LIVROS E CAPÍTULOS
PEDRINI, A.G.; URSI, S. Metodologias para Ensinar Botânica. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022. Disponível apenas em forma impressa.
Barbosa, P.P., Cruz, P.D., Ramalho, D.S., Ursi, S. Botânica
na culinária brasileira: uma proposta contextualizada e
interdisciplinar para a educação básica. In: Corte, V.B.,
Araújo, M.P.M.,Santos, C.R. (Orgs) Sequências Didáticas
para o Ensino de Ciências Biológicas, Curitiba: CRV, 2020, p.
71-100. Silva
R.L.F, Ghilardi-Lopes, N.P., Raimundo S.G., URSI, S. Evaluation of Environmental Education Activities.
IN: GHILARDI-LOPES, N.P., BERCHEZ, F.A.S. (Orgs.) Brazilian Marine
Biodiversity. Cham: Springer International Publishing, 2019, p. 69-84. S,
Scarpa DL. (Orgs). 2016. Ensino de Ciências por
Investigação: Sequência didática ”EMata Atlântica - Restinga”. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São
Paulo.
Ursi S,
Scarpa DL. (Orgs). 2016. Ensino de Ciências por
Investigação: Sequência didática “Enigma do Costão Rochoso”. São Paulo:
Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
Bizerra, A.F, Ursi, S. Introdução aos Estudos da Educação. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP. Edusp. 2014. DISPONÌVEL APENAS NA FORMA IMPRESSA
|
TESES
Naomi Towata
Pércia Paiva Barbosa
Luís Carlos Saito
DISSERTAÇÕES |
|
MÍDIA E REDES SOCIAIS
- Entrevista para a UNIVESP TV sobre Educação a Distância
- Entrevista Programa Por dentro da Sutentabilidade (Rádio Band - Rio)
|
- Entrevista sobre materiais e estratégias didáticas para o Ensino de Biologia (Direcional Escolas)
- Divulgação de trabalhos de pré-iniciação científica no Jornal Jovem |
|
- Lives em canais do Youtube
1. Canal do biólogo Henrique
2. Sobrevivendo na Ciência
3. BioResumo
4. Brasil Bioma
|
|