Página inicial
Materiais didáticos
Mais links
Lição de Botânica
Absinto
Fotossísete
Biodiversidade
Fitoterapia
Cegueira Botânica
Pesquisa escolar
BotEd - Pesquisa
Biologia Geral
Cadastro
Página Restrita



Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

O grupo teve início em 2008. Realiza reuniões semanais para estudo e troca de experiências no Instituto de Biociências da USP todas as sextas-feiras, no período da tarde. Atualmente, desenvolvemos duas linhas principais de pesquisa.

 1. Percepção e Educação Ambiental em e sobre ecossistemas marinhos e costeiros 

Desenvolvemos e avaliamos a aplicação de estratégias didáticas de ensino-aprendizagem, bem como investigamos a formação de professores relacionada a tais temáticas. Um dos principais focos de nossas investigações são o Projeto de extensão Trilha Subaquática (IBUSP) e suas influências nas percepções e concepções de estudantes e professores. Dentre os referenciais teórico-metodológicos que norteiam os trabalhos atualmente, destacamos o Modelo de Valores Ecológicos de Borgner e Wiseman.

 2. Formação de professores

Nossas pesquisas são ancoradas pelas ideias de Schuman e colaboradores (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - PCK). A formação em Educação a Distância (EAD), tem sido um foco importante de nossos trabalhos, que abordam avaliação de cursos, desenvolvimento e avaliação de ferramentas didáticas, atividade de tutoria, motivação e aprendizagem de cursistas. As manifestações do PCK em participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) também tem sido outro foco de nossas pesquisas.  

Paralelamente, nosso grupo dedica-se a elaboração e avaliação de recursos, estratégias e sequências didáticas sobre Biologia Vegetal e temas afins, sempre buscando realizar tais avaliações no sentido de contribuir com a construção de conhecimento na área de Ensino de Biologia.


EQUIPE ATUAL

Coordenadora Suzana Ursi

Doutora Naomi Towata

Doutorandos  Pércia Paiva BarbosaLuís Carlos Saito

Mestrandas Paloma Damiana Rosa Cruz, Marília de Freitas Silva 

Participante não matriculados Kelma Cristina de Freitas, Marina Macedo,  Fuvia Mesquita Lustosa

 Estudantes de Iniciação científica Janaina Castellani Fonseca, Andre Henrique M. Pereira




Nossa missão

Desenvolver e divulgar pesquisas de qualidade sobre formação docente (especialmente relacionadas ao PCK) e Percepção Ambiental, bem como estratégias didáticas para ensino-aprendizagem de Biologia, enfatizando a integração do conhecimento botânico com as demais áreas e auxiliando na formação de recursos humanos qualificados.

 Nossa visão

Ser um laboratório de referência na área de Pesquisa em Ensino de Biologia no âmbito nacional e internacional, trabalhando em parceria com professores e estudantes de diferentes níveis educacionais. Desta forma, pretendemos trazer à sociedade outro olhar sobre o conhecimento botânico, contribuindo para a formação cidadã, superação da cegueira botânica e conservação do meio ambiente.

Nossos valores: TRECCO

Transparência - Respeito - Entusiasmo - Cooperação - Comprometimento - Organização


PROJETOS DE PESQUISA 


Percepção ambiental e biodiversidade: desenvolvimento e avaliação de atividades didáticas em ambientes marinhos e costeiros  

Programa BIOTA/FAPESP, auxílio regular à pesquisa, processo no 2013/50709-6 (2013-2016)

Pesquisadora responsável: Suzana Ursi


Biodiversidade Marinha no Ensino Básico: desenvolvimento e avaliação de propostas didáticas. 

Programa BIOTA/FAPESP, auxílio regular à pesquisa, processo no 2010/50172-4 (2010-2012)

Pesquisadora responsável: Suzana Ursi


PUBLICAÇÕES
PERIÓDICOS






Os dados serão atualizados em breve (2014-2016)







 

ANAIS/ATAS DE ENCONTROS CIENTÍFICO












LIVROS


Bizerra, A.F, Ursi, S. Introdução aos Estudos da Educação. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP. Edusp. 2014.  DISPONÌVEL APENAS NA FORMA IMPRESSA
 
  
 


TESE

Naomi Towata

DISSERTAÇÕES

Carolina O. Franco
Geisly F Katon 
Percepção ambiental de professores em ecossistemas costeiros: influência de uma vivência formativa do Projeto Trilha Subaquática
Marcelo G Reis
Marina Macedo 
Naomi Towata
Percia P Barbosa
Tamara Aluani
Thierry F Lima
Talita EM Navarro 

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.
NA MÍDIA

- Entrevista para a UNIVESP TV sobre Educação a Distância 
 
- Entrevista sobre materiais e estratégias didáticas para o Ensino de Biologia
 


- Aprovação de Projeto junto ao Programa BIOTA/FAPESP

- Sobre Laboratório de Microscopia da Estação Ciências
 
- Divulgação de trabalhos de pré-iniciação científica no Jornal Jovem


Todos os direitos reservados 2008

Site pronto: NetFacilita