Página inicial
Materiais didáticos
Reportagens
Mais links
Textos I Machado
II Absinto
III Fotossísetese
IV Arte e Ciência
V Biodiversidade
VI Planta parasita
VII Fitoterapia
VIII Filogenética
Pesquisa escolar
BOTED - Extensão
BOTED - Pesquisa
Biologia Geral
Ensino de Ciências
Cadastro
Página Restrita



Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

INTRODUÇÃO

O grupo teve início em 2008. Realiza reuniões semanais para estudo e troca de experiências no Instituto de Biociências da USP todas as sextas-feiras, no período da tarde. Atualmente, desenvolvemos duas linhas principais de pesquisa.

 1. Percepção e Educação Ambiental em e sobre ecossistemas marinhos e costeiros 

Desenvolvemos e avaliamos a aplicação de estratégias didáticas de ensino-aprendizagem, bem como investigamos a formação de professores relacionada a tais temáticas. Um dos principais focos de nossas investigações são o Projeto de extensão Trilha Subaquática (IBUSP) e suas influências nas percepções e concepções de estudantes e professores. Dentre os referenciais teórico-metodológicos que norteiam os trabalhos atualmente, destacamos o Modelo de Valores Ecológicos de Borgner e Wiseman.

 2. Formação de professores

Nossas pesquisas são ancoradas pelas ideias de Schuman e colaboradores (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - PCK). A formação em Educação a Distância (EAD), tem sido um foco importante de nossos trabalhos, que abordam avaliação de cursos, desenvolvimento e avaliação de ferramentas didáticas, atividade de tutoria, motivação e aprendizagem de cursistas. As manifestações do PCK em participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) também tem sido outro foco de nossas pesquisas.  

Paralelamente, nosso grupo dedica-se a elaboração e avaliação de recursos, estratégias e sequencias didáticas sobre Biologia Vegetal e temas afins, sempre buscando realizar tais avaliações no sentido de contribuir com a construção de conhecimento na área de Ensino de Biologia.


EQUIPE

Coordenadora Suzana Ursi

Doutorandos  Naomi Towata,  Pércia Paiva BarbosaLuís Carlos Saito

Mestrandos Carolina Oliveira Franco, Marina Macedo

Iniciação científica Paloma Damiana Rosa Cruz, Matheus Arouca

Participante não matriculados Grayce Helena Pereira de Souza,  Caroline Arcanjo Bueno

 

Nossa missão

Desenvolver e divulgar pesquisas de qualidade sobre formação docente (especialmente relacionadas ao PCK) e Percepção Ambiental, bem como estratégias didáticas para ensino-aprendizagem de Biologia, enfatizando a integração do conhecimento botânico com as demais áreas e auxiliando na formação de recursos humanos qualificados.

 Nossa visão

Ser um laboratório de referência na área de Pesquisa em Ensino de Biologia no âmbito nacional e internacional, trabalhando em parceria com professores e estudantes de diferentes níveis educacionais. Desta forma, pretendemos trazer à sociedade outro olhar sobre o conhecimento botânico, contribuindo para a formação cidadã e conservação do meio ambiente.

Nossos valores: TRECCO

Transparência - Respeito - Entusiasmo - Cooperação - Comprometimento - Organização


PROJETOS


Percepção ambiental e biodiversidade: desenvolvimento e avaliação de atividades didáticas em ambientes marinhos e costeiros  

Programa BIOTA/FAPESP, auxílio regular à pesquisa, processo no 2013/50709-6 (2013-2016)

Pesquisadora responsável: Suzana Ursi


Biodiversidade Marinha no Ensino Básico: desenvolvimento e avaliação de propostas didáticas. 

Programa BIOTA/FAPESP, auxílio regular à pesquisa, processo no 2010/50172-4 (2010-2012)

Pesquisadora responsável: Suzana Ursi


InovaBio: Por um ensino e aprendizagem novos de Biologia

Vinculado à Pró-reitoria de Graduação da USP (em vigência)

Pesquisador responsável: Paulo T. Sano

 


PUBLICAÇÕES

PERIÓDICOS

Os dados serão atualizados em breve (a partir de 2014)







 

ANAIS/ATAS DE ENCONTROS CIENTÍFICOS

Os dados serão atualizados em breve (a partir de 2014)




 Navarro TEM; Ursi S. Utilização didática de imagens por formadores de futuros professores de Ciências. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias. Campinas, 2011.


 Reis MG; Ursi S. Concepções iniciais de professores de biologia sobre Educação a Distância na formação docente. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias. Campinas, 2011.

 





LIVROS


Bizerra, A.F, Ursi, S. Introdução aos Estudos da Educação. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP. Edusp. 2014.  DISPONÌVEL APENAS NA FORMA IMPRESSA
 
  
 


DISSERTAÇÕES

Geisly F Katon 
Percepção ambiental de professores em ecossistemas costeiros: influência de uma vivência formativa do Projeto Trilha Subaquática

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.
NA MÍDIA
 
- Entrevista para a UNIVESP TV sobre Educação a Distância 
 
- Entrevista sobre materiais e estratégias didáticas para o Ensino de Biologia
 
- Aprovação de Projeto junto ao Programa BIOTA/FAPESP
 
- Sobre Laboratório de Microscopia da Estação Ciências

- Premiação Internacional do Projeto de Educação Ambiental  `Consciência e Ação`
 
- Divulgação de trabalhos de pré-iniciação científica no Jornal Jovem


Todos os direitos reservados 2008

Site pronto: NetFacilita